domingo, 19 de setembro de 2010

Radios e mais rádios de autos

Alô amigos;

Estive tão ocupado nos ultimos dias, fisioterapia de manhã, buchas a tarde e começo da noite, familia e mais officina, que não deu tempo de escrever mais no nosso blog. Estou aproveitando para isso, a madrugada de domingo para segunda para dar uma atualizadinha...heheheheh

Bem, vamos às fotos:

Começando pelo Rádio de Fusca do meu amigo/cliente Hélio.... Quando chegou, desde o potenciometro de liga-desliga estava quebrado...aqui, para a fot, eu havia somente colado o botão(knob) do rádio, mas foi necessário fazer outra ponta de eixo....Rádio de simples restauração, gostoso de fazer.... 30 dias ficou pronto....

Clássoco Motorádio de Fusca, fins dos anso 60 do Século passado.....

Por dentro, traços de possivel tentativa de reparo (obvimamente fracassada).

Zinquei as tampas em amarelo, niquelei a frente, poli os knobs, anodizei a tampa traseira em Azul.... troquei os Parafusos que estavam horríveis....


Por outro ângulo. comos cabos prontos, incluindo os cabo para ligar um Mp4, com funcionamento perfeito em OM e Ondas Curtas... Todo revisado e calibrado.... Visão Traseira:


Bom, agora um caso interessante... recebi um telefonema de uma pessoa muito simpatica que não coseguia retirar o rádio do painel.... Meninos e meninas, confesso, depois de algumas experiências ruins que passei instalando rádio em autos antigos,  onde encontrei desde clientes extremamente Xaropes, até ligações erradas feitas por auto-elétricos não especializados, levando o pobre Gordinho aqui a sofrer mais que bode embarcado, fui, aos poucos, deixando de lado a instalação e retirada de rádios de autos.... mas esse cliente foi muito educado, então, topei....já que ninguém havia conseguido.....
Eu os recebi (dono do fusca e namorada), na Officina antiga, onde ainda estou, e, após apresentações,  em menos de 20 minutos estava com o rádio nas mãos....hehehe era o "djeeeiiiito" de tirar...heheheheh
Ele pediu para que eu tentasse recuperar o rádio em 24 horas, pois ia ficar em São Carlos esperando...eu, mais uma vez confesso...esse tipo de compromisso é dificil pois, jamais a gente sabe o que vai encontrar.... como sempre escrevo, em menos de 15 minutos eu TENHO que achar a lçinha de funcionamento de qualquer rádio antigo e com esse, não foi diferente...achei... Capacitores em curto, linha de audio ruim, fraco de ganho em Ondas Médias e alguns sintomas estranhos em FM.

A maior zebra: Chave de liga/desliga quebrada...a chave desses rádios vão no potenciometro triplo(Volume stereo + Balanço)...sabe onde tem desses???? No céu!!!!!
Recuperei a chave, achei que estava perfeita, errei.... o eixo todo estava gasto e encavalava na função liga/desliga.... no dia seguinte(um domingo), liguei para o dono e lamentei não poder terminar o rádio no combinado. Eu fico chateado com isso....mas.....
Durante a semana, queimei os chifres procurando algo que substituisse a chave e...nada!!! Apelei pro meu amigto Salim...ele me mandou um doador de órgaos... até aproveitavel, mas com a chave também danificada.......Onde ia o Velho Indalécio conseguir uma chave dessas??? Até que, visitando aqui a Officina, relatei ao meu pai o pepinão que estava e não é que ele me disse: - Pq vc não me falou??? Tenho dessas chaves novas, do tempo quemexia com isso.... com almoço na casa dos meus pais até hoje (a dona Ctaraca ainda cozinha muito mal....espero que não leia este post.....heheheheeh), ele me deu uma chave novinha, zero KM.... instalei no rádio e quase tudo funcionou perfeitamente.... como não tenho muita intimidade com esses circuitos dos anos 80, liguei para a Super-Nêga(meu amigo Flaudemir).... na hora ele me disse, o integrado..... vc trocou?????
Eu não tinha nem imaginado que o integrado tivesse qualquer defeito, pois o Rádio Funcionava...só na ascendia a luz do stereo e "parecia" que o FM não ia bem das pernas....
Levei o rádio para a Super-Nega ver e ouvir...elogiou e gostou da mudança da cor do fundo do dial, personalizado de acordo com o gosto do cliente.... Ele tinha uma praga de integrado desses e, não é que era o bendito integrado mesmo???? Algum técnico Pé-de-Porco (sempre eles), deve ter dado algum curto no rádio e, para não ter que substituir esse integrado que, na época custava uma fortuna, jampeou a chave para o FM entrar no AM e etc.. o rádio funcionou por mais de 15 ou 20 anos "duro" por causa de uma caga** de um Pé-de-Porco....
Trouxe o bicho para a Officina e calibrei todos os circuitos novamente.... e claro, inclui na lista das buchas que jamais recuperarei outro, esse Bosch abaixo....

O "Circuito" com todos os capacitores novos e a bendita chave LIGA/Desliga instalada e "novinha"....



Claro que niquelei novamente o frontal do rádio e fiz os dois knobs frontais, na cor dos botões do fusca antigo....
O Fundo do dial foi personalizado..... e fui instalar o rádio, para me assegurar que nada errado poderia sair com o mesmo....

Aqui abaixo, uma foto tirada pelo dono do rádio, antes de eu retirar o "menino" para reparos....


Aqui, já restauradinho por "mestre" Indalécio......


Modéstia a parte, mais um ótimo trabalho....heheheheheh

Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

2 comentários:

vandrelicio disse...

ficou lindo seu trabalho, parabéns. Estava buscando informações sobre peças na internet e caí em seu blog por acaso. E viva o acaso. Gosto de ver um trabalho de um profissional que se preocupa não só com a satisfação do cliente , mas também com o diferencial do capricho, profissionalismo e apego aos detalhes minimalistas.

CARLEIAL disse...

Parabéns por seu magnífico trabalho que merece os nossos aplauso e louvores.

Quero pedir ao amigo que me informe como iluminar o diodo do rádio Transoceânic-7000.

Aguardo a sua boa mensagem:
Atenciosamente:

Carleial.