terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Vitrola Telefunken Dominante (Iª postagem)

Olá Amigos;

Essa vitrola é de São Carlos e a desmontei no apto do casal, trouxe apenas as peças para restauração aqui e montei de volta...lendo assim, parece facil, não???

Acontece que 78 a 80% desses verdadeiros "monstros" de montagem nacional, mas com tecnologia alemã, têm seus transformadores de audio, principalmente o de Graves, queimados. Esse caso não foi diferente...O de Graves foi pro espaço e um de audio também....

Um amigo que presta esse tipo de rebobinagem, estava adoentado e mandei o transformador antigo para SP em renomada empresa....resultado??? 5 minutos de funcionamento e o bicho queimou, aliás, os dois....

O de Graves subiu aos céus rapidinho....mas como pôde??? Erro de projeto do rádio???  Sim, há, existe RF(Radio frequencia) que transita pelo setor de audio do rádio e, por isso, esse montão de rádios têm esse problema com esses transformadores mas, aguentar tão somente 5 minutos de funcionamentos e ainda roufenho??? Ah, não.... telefonei para o "Engenheiro" de construção desses transformadores da renomada empresa de SP... Ele falou, explicou, disse, de-disse e nada explicou, pedindo apenas para que os enviasse de volta... foi onde fiz uma simples indagação....posso desmontar e "ver" o erro??? Pena que a gente não grava essas conversas...ele me disse que sem problemas....em poucos minutos a duvida virou afirmação....mesmo com máquinas os transformadores tinham sido feito "nas cochas"...rsrsrsr... muito mal feitos, com espiras do primario em contato com o secundário....um horror....relatei em carta escrita e enviei...sabem qual foi o resultado??? Algum imbecilóide de lá me disse que eu não tinha a autorização de desmontar os transformadores e, por isso, minha garantia tinha ido pra "cucuia".....tudo bem, respirei fundo, imaginei, balbuciei mas não proferi alguns palavrões multi-coloridos que passaram por meus neurônios....paguei novamente e a Restauração estava quase "empatando" e os donos,  impacientes....

Levou 3 meses para os "novos" transformadores chegarem e, de cara, não fui com a cara deles....sabe aquele ELEFANTE atrás da orelha??? pois bem....resolvi perder um domingo, simular fora do rádio o funcionamento de ambos....o de audio passou com nota 7 o de grave reprovado com nota -15....esperei a segunda-feira chegar, quase sem dormir, o coração batia na boca....telefonei para a empresa de SP....falei com aquele primeiro, aquele Filho de uma Senhora Casta e Ingênua que nem imagina o que o filho faz ao pedir a benção.....mais uma vez ele disse ser um erro do processo final e etc e que eu enviasse os transformadores para avaliação e etc...e eu??? Ah...eu sou um jegue que ainda acredita na bondade das pessoas e mandei, com despesas por minha conta e, por minha conta, já encarava a cara feia e alguns impropérios dos donos da vitrola... assim, como se toda a culpa fosse pra e tão somente minha, mas vamos lá.... 4 meses, muitas ligações e chega a caixinha bonitinha....abro e noto que os transformadores não foram sequer mexidos....os mesmos cortes de fio que eu fiz aqui na Officina....o que fiz???? Ah, Senhores e Senhoras, eu engulo sapos, cobras e lagartos quando estou errado, quando atraso, mas quando estou certo...vou até o fim....peguei meu carro e fui pra SP....cheguei na empresa e chamei o Engenheiro Fulano de Tal...não estava...sentei e aguardei pacientemente, com a caixinha do lado, as 2 horas e meia que ele levou para voltar...ao chegar, de nariz e bota nariz nisso, levantado, me apresentei. Aí foram aquelas falsidades de sempre, tapinhas nas costas e o "vamos entrar" - como se ele já imaginasse pelo rubor de minha gordas bochechas (eu ainda estava gordinho) o que ele iria ouvir...falei do saudoso Engenheiro Carlos, daquela empresa, que muito me ensinou sem nada cobrar....de quantas cachaças tomamos juntos no tempo que eu bebia e que o Carlos ainda transitava por essa terra de medíocres...
Partimos para o "Vamos lá"...apresentei todas as notas, desde envios, correios, despesa com viagem até lá para RESOLVER o assunto e fui ouvindo as desculpas.....

Gente, juro para vocês, não sou a melhor pessoa do mundo, se fosse, eu teria asas, cometo erros, enganos, já cometi uma injustiça na Officina certa vez e corri atrás para acerta-la depois....tem rádios aqui enroscados há muito tempo, mas coisas práticas não tem como.... No History ou em outros canais de TV que passam uma Restauração em Segundos isso é montagem, tem coisas que levam 2 anos com o próprio Ricky... é um Universo onde, por muitas vezes, o tempo se torna um aliado, mas um vilão em grande maioria das vezes....

Bom, acertamos e voltei...por essa época o meu amigo daqui já estava recuperado....com aquelas porcarias feitas, não seria possivel sequer ter ideia de como eram os originais....e parti para algo que odeio: cálculos....gosto tão pouco que sou pobre até hoje....mas calculei o Transformador de Graves e os dois de audio(sim, tomando por um, toma-se por 2). De primeira o Amadeu fez e ficaram perfeitos....isolei a RF presente no canal de audio e fui montar a vitrola no Apartamento....Ô Rádio pesado, toca-discos, fonte, maleta de ferramentas....juro que nunca mais faço isso....

A esposa me atendeu super-bem e o casal tinha ganho um bebê que ficou no colo da mãe e no quarto, então, eu pude trabalhar quase que sossegado....quase, pois o casal tinha um outro bebê...um baita cachorrão, desses de raça pequena e troncudos, que me deu uma baita susto pois lá estava eu, xingando o engenheiro da Telefunken que bolou aquele lugar para se colocar as porcas de sustentação do chassis, quando sinto a "fungada" entre minhas pernas do cachorro, olho e vejo aquela cara de "poucos amigos" do animal......kkkkkk imaginem a cena...

Montei rapidinho....fiz amizade com a cachorra, que era docil....aí ela ficava trazendo os brinquedinhos dela....talvez carência por ter um bebê na casa....rsrsrsrs

Eis a Vitrola.....
















Tem mais duas dessas por aqui e uma completando 6 anos....Meu Deus!!!!

Officina do Rádio Antigo. (16)3412-6692 Rua Dona Alexandrina, No. 398 - Centro São Carlos - SP CEP 13560-290 officinadoradio@gmail.com

6 comentários:

Anônimo disse...

Bela restauração! Existem diversas versões da Telefunken Dominante: I, II, III, IV, V, VI, VII, Dominante ECO, e Dominante ED. Existem ainda outros modelos da Dominante, produzidos na Alemanha. Eu tenho uma Dominante ED, fabricada aqui no Brasil em 1959. O receptor tinha as faixas de AM e FM e também quatro faixas de ondas curtas. Era MONO, com um estágio de amplificação com duas válvulas EL84 em push-pull para os graves e um estágio de amplificação com uma única EL84 para médios e agudos. Também tinha DUAS válvulas "olho mágico" verticais EM80. O Modelo ED pode ser facilmente reconhecido pelas cinco teclas existentes na frente das costumeiras oito, comuns dos demais modelos, e também pelo rádio ficar na posição horizontal, dentro do móvel, e não na condição de "escamoteável" na vertical. Apesar de muito parecidos fisicamente com a série Dominante (tanto no estilo do móvel como no rádio) os Telefunken Mattinata e Melodia III são equipamentos diferentes, em regra com apenas 8 válvulas e com apenas duas faixas de ondas curtas, além do AM e FM. Parabéns por mais uma primorosa restauração, Mestre Indalécio! 73, Adinei PY2ADN

Rodrigo disse...

Parabéns por mais esta restauração. Acho que todo mundo já teve uma história como essa, de reclamar de um defeito num produto, enviar para reparo e notar que o mesmo foi devolvido sem que tivessem feito coisa nenhuma! Nessas horas, só a paciência para não mandar tudo às favas!

ivan evangelista jr disse...

Tenho uma destas em casa, som muito bom. Mas ronca também depois de um tempinho ligada. Muito boa para sintonizar ondas curtas.

Anônimo disse...

Caro Indalécio: História tão bonita quanto a restauração, que comprova que em algumas situações é mais fácil compreender as atitudes dos bichos.......grande abraço

Luiz do Nascimento
(do Capelinha GE K-52 restaurado em 7 dias)

Mas que não me torna um deus.....

Roberto disse...

Boa noite, colegas radio-aficionados. Alguém sabe informar a diferença básica dos diversos modelos de vitrola Telefunken Dominante (I, I, III etc.), e qual deles é o que tem mais recursos e qualidade de som? Grato.

Carlos Drexler disse...

Bela restauração ! Ficou ótimo ! Amigo, tenho um desses que estou restaurando, o "monstro" está funcionando, mas mesmo com o volume no mínimo, escuta-se claramente o áudio e mesmo aumentando totalmente o volume, ele fica a desejar.Você teria uma "luz " Para me dar ? Duas válvulas queimadas.( Ecc83 e El84) Troquei todos os eletrolíticos. Emissão das válvulas está ok,Grato